terça-feira, 21 de setembro de 2010

Check-List

Estou devendo essa postagem há tempos. Mas juntando a correria do trabalho "normal", pois não sou somente churrasqueiro, tenho uma pequena empresa, mais os churrascos dos fins-de-semana e mais preparativos do meu casamento, agora que consegui um tempinho para atualizar meu, ou melhor, nosso blog.

Sempre quando me contratam para um churrasco, eu levo minhas tralhas: Facas, Trinchante, Tábua, Espetos, Chaira, Pedra de Afiar, além da minha maior paixão, a minha caixinha de temperos (espero que minha futura esposa não fique enciumada). Mas como nem tudo cabe em uma simples bolsa, alguns itens ficam por conta do contratante, por isso a ideia deste check-list, afim de evitar trabalho físico de ficar correndo para um lado e outro buscando os materiais necessários, além do trabalho mental, tendo que pensar em todas as coisas, que por sinal nunca nos lembramos de tudo de uma vez só.

Então vamos para a listinha:

  • Vasilhas (de todos os tamanhos e para os vários tipos de carne, o ideal é que se tenha uma para cada tipo de corte);
  • Material de Limpeza (Bucha, Palha de Aço, Detergente, Desinfetante, Papel-Toalha, Pano de Pia, Pano de Prato e Pano de Chão);
  • Complementos: Sal Grosso, Sal Fino, Óleo de Cozinha, Papel Alumínio, Laranjas e Limões.
  • Tabuleiro de Assar: uma que dê para colocar dentro da churrasqueira, para deixar as carnes que estão prontas dentro dela, pois dentro do tabuleiro evita que a carne resseque e mantém ela quente.

Espero que não tenha faltado nada. E caso você leitor sinta que algo está faltando, fique à vontade em postar nos comentários que editarei com maior prazer. Não esqueça que também temos outras coisas importantes no churrasco como: Guardanapos, Copos, Palitos, Pratos (para Refeição, para Tira-Gosto e para Sobremesa) e Talheres, estes itens não coloquei neste check-list pois apesar de serem essenciais em um churrasco, acabam não fazendo parte da área de churrasqueira. E não esqueçam do principal, as carnes e o carvão, claro! Mas estes últimos estou guardando a listinha para uma próxima postagem. Aguardem.


UPDATE:
Como de costume, quando fecho um churrasco com algum cliente, passo a lista das carnes a serem compradas juntamente com o link para este check-list, mas reparo que muitas vezes os contratantes acabam por comprar tudo novinho, até mesmo panos de chão, panos de prato, entre outros itens constados na lista. Calma gente! Acredito que nessa relação de produtos a maioria costumamos ter em casa. Como o preço da carne não está ajudando, vamos economizar. Claro que são materiais que podem ser usados mais para frente, mas podemos deixar isso para depois.
Só não vale economizar comprando carne de segunda, hein?!







7 comentários:

  1. Raphael

    Caramba, eu nunca fiz churrasco profissionalmente, mas na verdade, não uso nem a metade disso aí hehehehe

    Mas é muito boa a idéia do checklist. Nada mais chato do que ter que tirar o contratante da festa dele pra te arrumar aquele pedaço de pano de chão, ne?

    Abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Pois é Daniel,

    Uma das coisas que mais prezo é que o cliente faça parte da festa dele. Churrasco traz satisfação, mas também dá trabalho. No que eu puder fazer para que o contratante tenha o menor trabalho eu farei. Por isso que gosto de chegar 2 horas antes, pois é um tempo que dá para preparar as carnes com muito mais calma e ainda dar uma força em outras tarefas que fazem parte do churrasco, tipo: Colocar cerveja no freezer ou na tina, ajudar o cliente pegar as compras da festa, arrumação das mesas, entre outras coisas.

    Abraços!
    Raphael

    ResponderExcluir
  3. Dá-lhe Raphael!!

    Tava vendo tua lista e fiquei pensando o que não poderia faltar no balaio de gatos. Já fiz churrasco para minha filha e em outra ocasião para meu sogro em um clube (já conhecia a churrasqueira e sabia o que iria levar e antemão), acho que levei umas "três caixas de fósforo". Essa porcaria sempre some!!
    Achei tua lista bem cercada e completa.
    Pior coisa, é a pessoa dar-se conta que faltou um item em cima do laço. Aí tu já viu!
    Pq. além de levar o kit básico, carnes, carvão, espeto e grelha, sal, temperos e tals. Ainda tem que ficar ouvindo na beira da churrasqueira, os entendidos de churrasco hehe!!! A organização mental da coisa, não é moleza.

    Abs aí!!

    *Se lembrar algo a mais, posto depois!!
    *Tu já leu o livro o Penninha (Alquimia do Churrasco)?

    ResponderExcluir
  4. Não atentei muito com os fósforos, pois já levo na bolsa uns 2 a 3 isqueiros ou até mesmo um acendedor Fiat Lux. Se der sorte e não estiver ventando, um palito de fósforo é suficiente, mas meio arriscado. Já vi várias maneiras de acender a churrasqueira, mas só uma até hoje me agrada, a de se fazer uma pilha de carvão com um papel higiênico ou papel toalha enxarcada de óleo de cozinha no meio dessa "fogueirinha". Nunca falha.

    Ainda não li o livro do Penninha. Ele sempre está dando cursos por aqui e qualquer dia espero fazer parte de alguma dessas aulas. É um cara que faz parte da minha lista de ídolos junto ao Marcos Bassi e Mauro Camargo o Embaixador do Churrasco.

    Abraço
    Raphael

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog! estou montando um checklist para meu site e vim parar aqui com suas dicas. Vou citá-lo.

    ResponderExcluir
  6. Beleza mestre ? Trabalho com eventos em BH, estou preparando um churrascão para os soldados do exercito (cpor/ccsv) deste ano, pode me enviar um e-mail para trocarmos ideias e me passar um orçamento para você ser o anfitrião churrasqueiro com seus ajudantes ? Será para 300 pessoas em Novembro aqui em BH.

    generalsilveira@gmail.com 31 8786-6382

    Meu nome é Wilson Silveira

    ResponderExcluir