quinta-feira, 24 de junho de 2010

Churrasco em domicílio, um conforto que exige cuidados

"Googlando" por sites antes nunca navegados, achei um bom texto para se postar e pelo menos dar uma atualizada no blog pela falta de tempo. Me desculpem pelo Ctrl+C / Ctrl+V.
O mercado tem assimilado com certo vigor os serviços de churrascos e churrasqueiros a domicílio, o que é muito bom. No entanto, como em toda expansão mercadológica, esta apresenta uma distorção que merece ser refletida: a falta de bons profissionais. Churrasqueiros hábeis, que conheçam e dominem carnes e cortes, e sejam capazes de se adaptar a qualquer situação para produzir um churrasco perfeito.

Tal como um bom chef, o churrasqueiro deve possuir conhecimentos multidisciplinares. Sem conhecer aspectos anatômicos dos animais, as carnes e suas virtudes, os cortes, as técnicas básicas e perfeito manejo no uso de churrasqueiras, a matemática dos custos, imperioso senso de higiene, etc., jamais será um bom churrasqueiro. É bem verdade que existem pessoas que possuem a chamada “mão”, o jeito, e se saem relativamente bem. Mas estes são raríssimos e poucos atuam profissionalmente.

A maioria das empresas, porém, ao invés de investirem em bons profissionais, que são mais caros – mas verdadeiros cartões de visita vivos – contratam pessoas a preços irrisórios, equivalentes ao pessoal de apoio, para atuarem como “churrasqueiros”. Um caminho sem atalhos para desastres e perda de clientes.

Não é fácil reconhecer um bom churrasqueiro antes de vê-lo atuar em todas as etapas de um churrasco. Uma conversa prévia e bastante inquisitiva com o dono da empresa fornecedora da mão-de-obra e/ou bufê, e, principalmente, com o churrasqueiro, é um passo para evitar dissabores. Quem conhece um bom churrasqueiro jamais esquece, e indica. Outro, é o velho boca-a-boca....
FONTE

Este texto veio muito a calhar com vários comentários que recebo de meus clientes: a falta de um bom profissional, não que seja raro encontrar um, mas é porque achar um que tenha compromisso com o cliente a cada dia me parece mais difícil. Churrasqueiros (se assim posso chamá-los) que agendam o dia e neste dia não aparecem, churrasqueiros que não importam com a bagunça pós-churrasco, a falta de pontualidade não chegando antecipadamente aos convidados, contratados que mal deu a hora de finalizar o serviço e não importam se o contratante precisa de mais um tempo e querem sair às pressas, outros que não importam em saber se os convidados estão bem servidos, a falta de higiene, organização e uniforme, bem, isso e várias outras coisas irão fazer a diferença de um bom churrasqueiro que tem o maior prazer em assar as carnes e ver a moçada alegre e satisfeita, para aquela pessoa que achou uma brecha no mercado e só pensa em fazer churrasco para salvar um dinheiro a mais. E isso faz toda a diferença.


4 comentários:

  1. Ai mano!!!

    Fez a costelinha com zatar???????????????

    Fiz com Laranja! Fica OTIMO!!!!!

    Usei laranja e limao Cravo ( ou limao vinagre ) ficou animal!!



    Abs!!

    Ogrodoy

    ResponderExcluir
  2. Bacana André?!
    Tinha me esquecido da sua receita de Costelinha com Zatar! Mas bem lembrado! Agora não vou esquecer. Dei uma limpada no meu armário de temperos e até deixei em separado o zatar.
    Legal que minha dica de usar a laranja tenha o agradado. Acho melhor que usar o limão, pois o limão cozinha a carne só com seu suco, não ajuda a dourar e dá um gostinho azedo característico se usar em excesso, diferente da laranja.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Grande cumpanheiro!

    Este texto, infelizmente, foi roubado do Ceguinho pelo colega "amigo da onça" - e cara de pau" - para fazer de base ao seu anúncio profissional, como se fosse dele.

    Reclamei, mas o cara num tá nem aí...

    ResponderExcluir
  4. Eu quero receber churrasqueiros a domicilio! Estava pensando em fazer uma festa de aniversario para meu pai e como ele adora a carne, gostaria muito de lhe dar uma sopresa assim.

    ResponderExcluir