terça-feira, 18 de maio de 2010

"Bora" pro Açougue - Parte 2

Eu detesto ter que fazer isso, mas sinto na obrigação de ter que fazer. Venho através desta postagem fazer algumas contrapropagandas de cortes que não devem entrar em seu churrasco. Faço isso para manter a integridade física e moral em prol dos nossos nobres amigos churrasqueiros, e claro, isso inclui a minha pessoa também.

Sempre que meus clientes me pedem orientações quanto à compra das carnes do seu churrasco, faço algumas indicações, mas tento evitar indicar que compre marca A ou B. O que eu faço é somente pedir que NÃO compre marca X ou Y, porque essas são de qualidade inferior e não haverá milagre nenhum que dê jeito para que a carne fique saborosa.

Então melhor deixar o papo-furado de lado e irmos direto ao ponto.

Picanha Eldorado:
Até que as peças seguem um bom padrão em seu tamanho, não passado dos 1,3kg. Porém são muito mal manipuladas. Costumam vir sempre com membrana que se não tirar vai ser um trabalho árduo ter que mastigar essa carne. Prefira comprar cortes limpos, pois ter que limpar carne é nada mais que jogar dinheiro no lixo. Outro detalhe dessa marca é a sua gordura, uma camada muito fina de gordura que fará que a principal peculariedade do sabor da picanha se perca além de não deixá-la macia, pois é a gordura que irá "cozinhar" a carne por dentro. Já cheguei a jogar uma peça dessa carne no lixo, pois estava com cheiro rançoso, bem, mas aí não posso dizer se foi culpa do frigorífico ou do supermercado que não estocou corretamente esta carne.

Cortes de Frango da Sadia:
Não, você não leu errado. Sadia mesmo! Uma marca de referência, né?! Mas em quesito de cortes de frango, tanto a asa como o coração estes não farão sucesso em seu churrasco. São muito miúdos, pequenos demais. Parecem que eles não estão esperando o pinto crescer (sem trocadilhos, por favor). Coraçãozinho muito sujo. De 1 quilo, após a limpeza deve-se perder uns 200 gramas de sebo e aortas, pedaços que não são muito apreciados e que vão deixar o espeto bem feio se não limpar corretamente. Como o coração já é pequeno e após essa limpeza, já dá para imaginar o que vai sobrar para assar. Engraçado que a Sadia foi comprada pela Perdigão e os cortes da Perdigão são superiores ao da Sadia. Meio estranho, não?
E olha que não sou o único a reclamar disso, o Ricardo, grande churrasqueiro carioca, também relatou estes incovenientes em seu blog: Ceguinho no Churrasco.

Bem, o que me veio à mente no momento foram essas duas marcas. Tentarei entrar em contato com essas marcas pedindo explicações e caso dêem a resposta, terei o maior prazer em publicá-las.

UPDATE:
Após fazer a reclamação através do site da Sadia, eles prontamente me retornaram via telefone, alegando que isso pode ser problema de algum lote deles, respondi que não foi nem uma, duas e muito menos três vezes e que isso está sendo constante. Eles solicitam que caso haja algum problema que separe o produto e entre em contato com eles para que eles possam pegar e averiguar o que aconteceu através do nº do lote. Bem, no mais, o assunto foi o de praxe como normalmente fazem via SAC. Não me explicaram muito e agradeceram pelo contato. Resumindo: Blá, blá blá mesmo.

3 comentários:

  1. Fala Raphael, beleza?

    Acho uma baita sacanagem essa da "peça suja" x "peça limpa". Por que a limpa é mais cara, mas a suja te obriga a jogar parte no lixo. E no final das contas, qual é mais vantajosa? Ou melhor, qual é mais "desvantajosa"?

    Quanto aos cortes de frango, nunca notei isso. Foi bom ter falado, vou dar uma olhada no mercado.

    Abração
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. É nobre Daniel! Jogar carne e dinheiro no lixo me dói o coração. Algumas pessoas acham que estão fazendo um bom negócio comprando por um preço menor mas no fim das contas, não se dão conta do desperdício. Muitos compram uma peça inteira de alcatra com maminha, e não é que eu tenha certa preguiça de separá-las e limpá-las, eu até que gosto, pois adoro trabalhar com carne. Mas o desperdício de tempo e dinheiro em um churrasco de 50 pessoas acaba falando mais alto.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Colega!

    A questão do coração de frango da Sadia é real. São pequenos demais. Já as respostas burocráticas de sempre, não resolvem nada. São apenas blá blá blá!

    Solução: não comprar.

    Com relação aos "drumetes", já prefiro-os menores e, ironia, gosto muito de trabalhar com os da linha "Aperitivo," da própria Sadia. São de tamanho uniforme, permitindo, assim, um espeto homogêneo, com a vantagem de assarem mais rápido.

    Aqui no Rio, quase não faço churrascos com asas "completas". Sempre oriento os clientes a comprarem a coxinha da asa.

    Abraços!

    ResponderExcluir