quinta-feira, 24 de junho de 2010

Churrasco em domicílio, um conforto que exige cuidados

"Googlando" por sites antes nunca navegados, achei um bom texto para se postar e pelo menos dar uma atualizada no blog pela falta de tempo. Me desculpem pelo Ctrl+C / Ctrl+V.
O mercado tem assimilado com certo vigor os serviços de churrascos e churrasqueiros a domicílio, o que é muito bom. No entanto, como em toda expansão mercadológica, esta apresenta uma distorção que merece ser refletida: a falta de bons profissionais. Churrasqueiros hábeis, que conheçam e dominem carnes e cortes, e sejam capazes de se adaptar a qualquer situação para produzir um churrasco perfeito.

Tal como um bom chef, o churrasqueiro deve possuir conhecimentos multidisciplinares. Sem conhecer aspectos anatômicos dos animais, as carnes e suas virtudes, os cortes, as técnicas básicas e perfeito manejo no uso de churrasqueiras, a matemática dos custos, imperioso senso de higiene, etc., jamais será um bom churrasqueiro. É bem verdade que existem pessoas que possuem a chamada “mão”, o jeito, e se saem relativamente bem. Mas estes são raríssimos e poucos atuam profissionalmente.

A maioria das empresas, porém, ao invés de investirem em bons profissionais, que são mais caros – mas verdadeiros cartões de visita vivos – contratam pessoas a preços irrisórios, equivalentes ao pessoal de apoio, para atuarem como “churrasqueiros”. Um caminho sem atalhos para desastres e perda de clientes.

Não é fácil reconhecer um bom churrasqueiro antes de vê-lo atuar em todas as etapas de um churrasco. Uma conversa prévia e bastante inquisitiva com o dono da empresa fornecedora da mão-de-obra e/ou bufê, e, principalmente, com o churrasqueiro, é um passo para evitar dissabores. Quem conhece um bom churrasqueiro jamais esquece, e indica. Outro, é o velho boca-a-boca....
FONTE

Este texto veio muito a calhar com vários comentários que recebo de meus clientes: a falta de um bom profissional, não que seja raro encontrar um, mas é porque achar um que tenha compromisso com o cliente a cada dia me parece mais difícil. Churrasqueiros (se assim posso chamá-los) que agendam o dia e neste dia não aparecem, churrasqueiros que não importam com a bagunça pós-churrasco, a falta de pontualidade não chegando antecipadamente aos convidados, contratados que mal deu a hora de finalizar o serviço e não importam se o contratante precisa de mais um tempo e querem sair às pressas, outros que não importam em saber se os convidados estão bem servidos, a falta de higiene, organização e uniforme, bem, isso e várias outras coisas irão fazer a diferença de um bom churrasqueiro que tem o maior prazer em assar as carnes e ver a moçada alegre e satisfeita, para aquela pessoa que achou uma brecha no mercado e só pensa em fazer churrasco para salvar um dinheiro a mais. E isso faz toda a diferença.