terça-feira, 2 de março de 2010

"Bora" pro açougue


Chegou o grande dia, o dia do seu churrasco, ou melhor, vamos deixar o grande dia para depois e vamos preparar com calma um dia antes do combinado. Afinal, churrasco dá trabalho e você antecipando as compras essa tarefa será menos cansativa.

Vem, vamos embora que esperar não é saber...

Vamos começar com a atriz principal do churrasco, a picanha! Caro leitor, eu não gosto de dizer isso, mas infelizmente 90% dos açougues me obrigam a ter que escrever. Não compre picanha com eles, que me desculpem os açougueiros, mas vocês nunca tem uma peça de picanha com no máximo 1,3kg e sempre tentam vender uma peça de mais de 2 quilos ao cliente, colocando além do tamanho, um preço atrativo, fazendo com que o cliente ache que está fazendo um bom negócio. Queria fazer os cálulos dessa roubada, mas como matemática não é meu forte, vou tentar explicar em palavras e não em números. Você acha no açougue aquela picanha "mutante" e o preço da "danada" está em R$ 12,90. Barato! Aí que mora o perigo, um terço desta, virá acompanhada de uma parte menos nobre, o coxão duro. Veja quanto custa o quilo do coxão duro e faça as contas. Fez? Sentiu uma leve dor no bolso? Então calma que o pior está para vir, têm mais uma última continha, infelizmente a subtração. Se o açougueiro não teve o trabalho de separar o coxão duro, você acha que ele terá trabalho de limpar a peça como se manda o figurino? Pois é. Pegue sua calculadora de volta, relembre os valores gastos no coxão duro com preço de picanha e desconte mais um 10% de perda, pois o churrasqueiro aqui, terá que limpar a carne bem bonitinha para que nenhuma pelanca faça o assado virar um chicletes. Então, mais carne (e dinheiro) para o lixo. Deixa de ser miserável e pague os merecidos R$ 24,90 pela uma boa picanha!


Então caro leitor, por isso que sempre indico que compre carnes embaladas à vácuo, pois assim você pode escolher uma pecinha no tamanho correto (o ideal é 1,2kg) e como estas são sempre de grande frigoríficos, elas serão de novilhos precoces e as boas marcas são sempre bem limpas. Outro detalhe de uma boa picanha é que além de ser embalada à vácuo ela terá que ser uma peça inteira. Não compre aquelas fatiadas, que é a pior parte da picanha. Lembra do coxão duro, no comecinho desta história? Pois é...

Essas picanhas embaladas a vácuo, gostaria de citar algumas marcas, mas como não tenho cara de garoto-propaganda e muito menos irei ganhar algum jabá com isso, tentarei explicar a você como se deve examinar uma boa peça deste nobre corte:

- Peso: Máximo, estourando e sem passar dos 1,3kg. Picanhas argentinas e uruguaias (Tapa de Cuadril) seguem este padrão, será que por lá eles respeitam melhor seus consumidores? Se tiver a oportunidade de comprar uma peça dos nossos hermanos, repare que na etiqueta eles já identificam o peso que se deve ter o corte (normalmente usam: 1,0 - 1,3).

- Limpeza: Verifique se no lado oposto à camada de gordura está bem limpa, vermelha e sem as famosas pelancas, nervinhos e restinhos de gordura.

- Gordura: Obrigatoriamente deve ter. Não me interessa se você tem alguma convidada anoréxica que torce o nariz quando vê aquela linda e abundante cobertura de gordura, quem não gosta, não é obrigado a comer essa parte, espere assar e antes de comer, corte a parte indesejada. O que dá sabor e o que faz a picanha assar sem endurecer é a gordura, sendo assim, não tenha receio em comprar uma peça com uma boa camada dessa "delícia".

Bem, no mais é isso. Espero que seguindo essas dicas, você tenha uma saborosa picanha em seu churrasco e que seus convidados não precisem fazer exercícios com a mandíbula para conseguir mastigar este maravilhoso assado.

3 comentários:

  1. Fala Raphael, beleza?

    Pois é, infelizmente, os consumidores do lado de lá da fronteira são sim mais bem tratados. Acho que é porque eles já tem uma cultura de criação, venda e consumo de carne mais antiga que a nossa, né?

    Vamos que vamos, parabéns pelo blog!!

    Abração
    Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog! Muito bom, tem umas dicas ótimas! Já entrou pros meus favoritos!
    Deem uma olhada neste blog que também é ótimo, tem umas dicas de utensílios bem boas: http://churrasqueiromaturatta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Tu já estais nos meus favoritos. Parabéns pelas dicas. Esperamos novidades.
    J. ORLANDO. Belém Pará.

    ResponderExcluir