terça-feira, 2 de março de 2010

"Bora" pro açougue


Chegou o grande dia, o dia do seu churrasco, ou melhor, vamos deixar o grande dia para depois e vamos preparar com calma um dia antes do combinado. Afinal, churrasco dá trabalho e você antecipando as compras essa tarefa será menos cansativa.

Vem, vamos embora que esperar não é saber...

Vamos começar com a atriz principal do churrasco, a picanha! Caro leitor, eu não gosto de dizer isso, mas infelizmente 90% dos açougues me obrigam a ter que escrever. Não compre picanha com eles, que me desculpem os açougueiros, mas vocês nunca tem uma peça de picanha com no máximo 1,3kg e sempre tentam vender uma peça de mais de 2 quilos ao cliente, colocando além do tamanho, um preço atrativo, fazendo com que o cliente ache que está fazendo um bom negócio. Queria fazer os cálulos dessa roubada, mas como matemática não é meu forte, vou tentar explicar em palavras e não em números. Você acha no açougue aquela picanha "mutante" e o preço da "danada" está em R$ 12,90. Barato! Aí que mora o perigo, um terço desta, virá acompanhada de uma parte menos nobre, o coxão duro. Veja quanto custa o quilo do coxão duro e faça as contas. Fez? Sentiu uma leve dor no bolso? Então calma que o pior está para vir, têm mais uma última continha, infelizmente a subtração. Se o açougueiro não teve o trabalho de separar o coxão duro, você acha que ele terá trabalho de limpar a peça como se manda o figurino? Pois é. Pegue sua calculadora de volta, relembre os valores gastos no coxão duro com preço de picanha e desconte mais um 10% de perda, pois o churrasqueiro aqui, terá que limpar a carne bem bonitinha para que nenhuma pelanca faça o assado virar um chicletes. Então, mais carne (e dinheiro) para o lixo. Deixa de ser miserável e pague os merecidos R$ 24,90 pela uma boa picanha!


Então caro leitor, por isso que sempre indico que compre carnes embaladas à vácuo, pois assim você pode escolher uma pecinha no tamanho correto (o ideal é 1,2kg) e como estas são sempre de grande frigoríficos, elas serão de novilhos precoces e as boas marcas são sempre bem limpas. Outro detalhe de uma boa picanha é que além de ser embalada à vácuo ela terá que ser uma peça inteira. Não compre aquelas fatiadas, que é a pior parte da picanha. Lembra do coxão duro, no comecinho desta história? Pois é...

Essas picanhas embaladas a vácuo, gostaria de citar algumas marcas, mas como não tenho cara de garoto-propaganda e muito menos irei ganhar algum jabá com isso, tentarei explicar a você como se deve examinar uma boa peça deste nobre corte:

- Peso: Máximo, estourando e sem passar dos 1,3kg. Picanhas argentinas e uruguaias (Tapa de Cuadril) seguem este padrão, será que por lá eles respeitam melhor seus consumidores? Se tiver a oportunidade de comprar uma peça dos nossos hermanos, repare que na etiqueta eles já identificam o peso que se deve ter o corte (normalmente usam: 1,0 - 1,3).

- Limpeza: Verifique se no lado oposto à camada de gordura está bem limpa, vermelha e sem as famosas pelancas, nervinhos e restinhos de gordura.

- Gordura: Obrigatoriamente deve ter. Não me interessa se você tem alguma convidada anoréxica que torce o nariz quando vê aquela linda e abundante cobertura de gordura, quem não gosta, não é obrigado a comer essa parte, espere assar e antes de comer, corte a parte indesejada. O que dá sabor e o que faz a picanha assar sem endurecer é a gordura, sendo assim, não tenha receio em comprar uma peça com uma boa camada dessa "delícia".

Bem, no mais é isso. Espero que seguindo essas dicas, você tenha uma saborosa picanha em seu churrasco e que seus convidados não precisem fazer exercícios com a mandíbula para conseguir mastigar este maravilhoso assado.